Primeiramente, esse post sobre Certificação das Instalações Elétricas tem como objetivo ampliar a visão dos profissionais que desejam trabalhar como consultores(as) na área elétrica.
Sendo assim, é necessário desconstruir o pensamento sistêmico e linear, focando na compreensão do problema a ser tratado.
Agora, imagine que um prédio foi construído com uso de cabos desbitolados e eletrodutos irregulares. Ainda mais, que a execução foi feita de maneira inadequada e que o projeto apresenta erros de dimensionamento.
Desta forma, seria injusto transferir essa responsabilidade para os novos moradores, pois trata- se de vícios ocultos durante a construção da obra.
No entanto, esses vícios, muitas vezes, tem um propósito, pois permitem que a construtora tenha uma grande economia com projeto, execução e compra de material.
A Certificação das Instalações Elétricas é um serviço de Consultoria e quem o faz são profissionais da área elétrica, com o objetivo de auxiliar os donos da edificação a recorrerem a construtora solicitando adequações na obra.
Nesse post você descobrirá:
- O que é uma Certificação das Instalações Elétricas.
- Objetivo da Certificação das Instalações Elétricas.
- Indícios de necessidade de uma Certificação das Instalações Elétricas.
- Como é feito uma Certificação das Instalações Elétricas.
- Até quando pode ser feito esse serviço.
O que é uma Certificação das Instalações Elétricas?
A Certificação das Instalações Elétricas é um serviço feito por profissionais com formação na área elétrica visando identificar erros de projeto, execução ou qualidade de material utilizado na edificação. Em síntese, trata- se de um laudo técnico onde é apresentado um diagnostico geral da edificação.
Desta forma, o contratante entregará este documento ao responsável pela execução da obra com objetivo de solicitar que o mesmo faça as devidas adequações.
Assim, esse serviço é dividido em 3 etapas:
a) Análise dos projetos elétricos;
b) Inspeção em campo para a conferência da conformidade da execução em relação ao projeto, sendo conferido a qualidade dos materiais utilizados;
c) Elaboração do laudo técnico entregue em 2 vias para o contratante.
Para se aprofundar nesse tema, recomendamos assistir o curso gratuito de Certificação das Instalações Elétricas abaixo:
Curso Gratuito de Certificação das Instalações Elétricas
Objetivo da Certificação das Instalações Elétricas
O objetivo central desse serviço é mostrar para o responsável pela obra os vícios ocultos que podem provocar desgastes de materiais, riscos de incêndio ou choque elétrico.
Porém, sem um laudo dessa natureza o proprietário da edificação ou sindico não consegue conversar de maneira mais técnica com a construtora. Dessa forma, com o documento em mão ele terá o respaldo de um profissional idôneo que fez a certificação (conferência do que foi entregue) da edificação.
Assim, podemos aplicar esse conceito de certificação para qualquer parte de uma edificação, como também pode ser classificado como uma engenharia do proprietário visando ter um controle final de qualidade da obra. Por fim, o objetivo final desse serviço é mostrar tudo que está errado na edificação solicitando que o responsável pela execução providencie toda reforma sem custo para quem comprou o imóvel.
Indícios de necessidade de uma Certificação das Instalações Elétricas
Se você quer oferecer esse tipo de consultoria elétrica, então é fundamental que identifique os erros da construtora previamente para, desta forma, alertar o contratante sobre a importância de se fazer uma Certificação das Instalações Elétrica. Assim, se for um condomínio residencial e você fizer uma visita, certamente vai encontrar em muitos casos os problemas abaixo:
a) Eletrotudo corrugado no jardim em linhas enterradas;
b) Falta de interruptor IDR no sistema de iluminação do jardim;
c) A não entrega do projeto elétrico pela construtora;
d) Painéis elétricos do sistema de drenagem ou piscina em desconformidade com a NR-10.
Salientamos que esses são só alguns exemplos que de imediato você poderá encontrar como alerta para o síndico, com objetivo de reforçar a necessidade de se fazer esse tipo de laudo e repassar o custo da reforma para construtora.
Como é feito uma Certificação das Instalações Elétricas dos Complementares?
Você pode dividir a Certificação das Instalações Elétricas em algumas etapas macro, sendo elas:
a) A Visita até o local para identificação da necessidade do serviço e explicação para o proprietário ou responsável;
b) A elaboração do orçamento do serviço;
c) O recolhimento dos projetos impressos e analise após aprovação do orçamento;
d) A inspeção na edificação para conferir a conformidade da execução conforme o projeto e a qualidade do material;
e) A elaboração do laudo técnico;
f) A entrega e apresentação do laudo com esclarecimento das dúvidas.
Salientamos que nesse tipo de serviço é comum acontecer um certo conflito entre o dono da construtora e o profissional que elaborou o laudo. No entanto, é uma consultoria elétrica que poucos profissionais oferecem no Brasil e possui alto valor agregado.
Até quando pode ser feito esse serviço?
Nessa hora é importante tirar o olhar do conceito e olhar para a resolução do problema . Imagine uma edificação que foi construída com diversos erros de projeto e materiais inadequados.
Aqui, mesmo que tenha passado quatro, cinco ou seis anos da entrega da obra a construtora e os engenheiros ainda são responsáveis, pois o código de defesa do consumidor prevê que toda obra ou serviço executado deve estar em conformidade com as normas técnicas. Nesse sentido, qualquer vício oculto durante a construção, a empresa responsável deve corrigir independente da data da entrega da obra.
Em suma, mesmo que a edificação tenha sido entregue há mais de cinco anos, se apresentar erros que coloquem em risco a edificação, estes devem ser adequados sem custo adicional, sendo de responsabilidade unicamente da construtora.
Gostou dessa dica? Deixe seu comentário e nos diga como trabalha na sua região.
Conheça outros conteúdos na área de consultoria elétrica:
O que é um Laudo para Crédito de ICMS? (saiba mais)