Esse post sobre Laudo para Crédito de ICMS tem como objetivo ajudar profissionais que desejam trabalhar como consultores(as) na área elétrica. Cabe aqui salientar, que este é um serviço de Consultoria Elétrica para indústrias, feito por profissionais com formação da área elétrica.
Primeiramente, com este laudo a indústria pode obter uma redução nos gastos com energia elétrica que pode chegar a quase 30% do valor pago para a concessionária.
Salientamos que este é um serviço simples de ser feito e o objetivo do profissional é segmentar o consumo de energia elétrica entre a parte produtiva e não produtiva.
Nesse post você descobrirá:
- O que é um Laudo para Crédito de ICMS.
- Objetivo do Laudo de ICMS.
- Como é feito o crédito com o Laudo de ICMS pela indústria.
- Quando a indústria precisa atualizar o Laudo de ICMS.
- Como é cobrado o Laudo de ICMS.
O que é um Laudo para Crédito de ICMS?
Resumidamente, o laudo de ICMS é um documento elaborado para indústrias que não estão no simples nacional. Este permite à empresa recuperar o ICMS embutido na fatura de energia elétrica associado ao processo de industrialização.
Dessa forma, o profissional que deseja se especializar nessa área precisa ampliar o seu campo de visão, compreendendo, assim, que para ter resultado com esse serviço é necessário ir além da parte técnica.
No vídeo abaixo você encontra uma explicação sobre as etapas do Laudo para Crédito de ICMS.
Objetivo do Laudo Técnico
Sobretudo, o Laudo para Crédito de ICMS tem como objetivo apresentar uma relação percentual do consumo de energia entre as áreas produtivas e extra produção da indústria. Assim, esse laudo possui informações estatísticas com base no histórico do consumo de energia da indústria, bem como, nas informações coletadas durante a inspeção em campo.
Em seguida, ao finalizar o laudo de ICMS o profissional envia este para a contabilidade e a mesma faz o lançamento do crédito de ICMS abatendo o valor devido para Secretária da Fazenda.
Salientamos que para a realização desse serviço não é necessário ter um advogado para intermediar, pois a própria área contábil da indústria pode fazer o lançamento tendo o laudo em mãos.
Assim, caso queira se especializar em Laudo para Crédito de ICMS, conheça esse treinamento gratuito:
Curso Gratuito de Laudo para Crédito de ICMS
Como é feito o crédito do ICMS pela indústria?
Primordialmente, o Laudo de ICMS pode ser dividido em 2 partes importantes, sendo uma delas a etapa de coleta de dados na indústria e a outra a elaboração do laudo.
Dessa forma, a coleta de dados pode ser feita usando diversos equipamentos de medição, bem como, por levantamento de carga e estimativa indireta de consumo, pois isso vai depender da metodologia adotada por cada profissional.
Nesse sentido, os Laudos de ICMS podem ser: Estático, dinâmicos ou retroativos.
No vídeo abaixo é feito uma explicação sobre as atividades de campo durante a coleta de dados.
Quando a indústria precisa atualizar o laudo?
A princípio, a atualização desse laudo geralmente ocorre nos casos abaixo:
a) Ampliação das áreas construídas;
b) Alteração de CNPJ (casos de compra e venda);
c) Grande variação no consumo de energia;
d) Laudo com data de validade vencido.
Por fim, tudo que impacta na variação de consumo entre as áreas produtivas e não produtivas devem ser avaliados pela indústria, assim como, pelo profissional que faz a consultoria. Em síntese, essas são as principais situações que geram necessidade de atualizar o laudo.
Como é cobrado o Laudo de ICMS?
Essas são as principais formas de cobrança do Laudo de ICMS praticadas no mercado:
a) Valor fixo;
b) Parcela da economia do resultado;
c) Cobrança mensal para atualização.
Nessa hora é sempre importante que o consultor avalie o fluxo de caixa para adotar a melhor estratégia de cobrança do serviço. As vezes R$ 5.000,00 em poucos dias pode ser melhor do que R$ 7.000,00 parcelado em 12 meses.
Por fim, faça uma análise crítica da sua empresa e adote a estratégia que seja mais interessante para que você possa ter mais resultado empreendendo.
Saiba mais acessando:
Indústria no Mercado Livre pode fazer o Crédito de ICMS? (saiba mais)